O seu guia sobre Tecnologia!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vírus se espalha entre usuários brasileiros através do Facebook!

Vírus
Um poderoso vírus, mas especificamente um trojan, está se espalhando rapidamente entre usuários brasileiros que fazem parte da rede social Facebook. O trojan se chama Zeus e não é um vírus recente, na verdade ele já possui alguns anos de idade, mas vem sendo aperfeiçoado constantemente por cyber criminosos.

Pelo fato de continuar sendo constantemente aperfeiçoado por criminosos virtuais, o Zeus ainda é muito perigoso, e dessa vez ele escolheu os usuários da rede social Facebook como possíveis vítimas. O vírus é transmitido por meio de mensagens ou postagens no Facebook. Normalmente é uma mensagem que induz a vítima a assistir a um vídeo, ao clicar no suposto link para assistir ao vídeo, será solicitado que o usuário faça uma atualização para poder assistir ao vídeo e é nesse ponto que a praga digital infecta e se instala no computador da vítima.

Se a vítima posteriormente ainda clicar no botão Play para assistir ao vídeo o Zeus que já está instalado no computador da vítima irá automaticamente Curtir pelo seu perfil a página onde se hospeda o vírus e todos os seus amigos também poderão ser infectados.

Acha que acabou? o Zeus não para por aí o verdadeiro objetivo do vírus é ficar escondido no seu sistema até que você utilize o seu banco pela internet ou faça compras online com o seu cartão de crédito. Nesse ponto ele captura todos estes dados e os entrega para o criminoso virtual que irá fazer a limpa nas suas finanças.

Para se proteger dessa praga digital o usuário deve ser extremamente cauteloso ao clicar em links enviados pelos seus amigos através de mensagens ou postagens pelo Facebook, só clique em um link caso a mensagem que aquele amigo mandou coincida com o tipo de mensagem que ele normalmente mandaria.

É fundamental também que o usuário de internet tenha um programa Antivírus no seu computador e que ele esteja sempre atualizado com as últimas definições de vírus. Eu particularmente recomendo 3 programas Antivírus para os meus clientes, pois sou técnico em informática e trabalho com esse tipo de situação no meu dia a dia, os programas que recomendo são:

Os programas pagos fornecem a + completa proteção para o seu computador e são a melhor escolha possível, mas o usuário deverá estar disposto a pagar por isso, na minha opinião vale a pena e evita muitos possíveis problemas por causa dos vírus. Caso o usuário não tenha condições ou mesmo não queira pagar por um programa Antivírus eu recomendo fortemente o Avast! Free Antivirus que é totalmente gratuito e oferece na minha opinião a melhor proteção que um Antivírus gratuito podê oferecer, se for bem configurado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...