O seu guia sobre Tecnologia!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vírus usa falso Adobe Flash Player para infectar usuários

Vírus
Um vírus que está circulando pela internet brasileira usa como argumento uma possível "atualização" para o software Adobe Flash Player para infectar usuários. Um provável Script malicioso infectou alguns sites brasileiros criados em WordPress como o da cantora Elba Ramalho e o da Polícia Militar do Pará.

O Script malicioso ao infectar uma página na internet, redireciona o usuário dessa página automaticamente para o suposto site do desenvolvedor da ferramenta maliciosa. Após esse processo surge a mensagem de que seu plug-in do Adobe Flash Player está desatualizado, após esse aviso é pedido para que o usuário faça o download da versão atualizada do Adobe Flash Player, ao fazer o download da suposta atualização o seu computador será infectado.

Se algum site lhe pedir que faça o download da versão atualizada do Adobe Flash Player observe o endereço que aparece em seu navegador. Na versão falsa da página, em vez do link original, há um código numérico, como destacado no retângulo em azul na imagem abaixo. Para não ser infectado pelo arquivo malicioso, basta fechar o site sem instalar o programa.
Imagem via Portal EBC
Para se proteger dessa praga digital o usuário deve ser extremamente cauteloso ao ser redirecionado para supostas atualizações de softwares ao navegar pela internet. Geralmente os programas para serem atualizados abrem uma janela do próprio programa na área de trabalho do Windows, eles não ficam abrindo janelas no navegador do usuário aleatoriamente, na dúvida não faça nenhuma atualização e procure alguém que entenda do assunto.

É fundamental também que o usuário de internet tenha um programa Antivírus no seu computador e que ele esteja sempre atualizado com as últimas definições de vírus. Eu particularmente recomendo 3 programas Antivírus para os meus clientes, pois sou técnico em informática e trabalho com esse tipo de situação no meu dia a dia, os programas que recomendo são:


Os programas pagos fornecem a + completa proteção para o seu computador e são a melhor escolha possível, mas o usuário deverá estar disposto a pagar por isso, na minha opinião vale a pena e evita muitos possíveis problemas por causa dos vírus. Caso o usuário não tenha condições ou mesmo não queira pagar por um programa Antivírus eu recomendo fortemente o Avast! Free Antivirus que é totalmente gratuito e oferece na minha opinião a melhor proteção que um Antivírus gratuito podê oferecer, se for bem configurado.

Fonte: Portal EBC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...