O seu guia sobre Tecnologia!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vírus que ataca pelo Skype infecta computadores brasileiros!

Vírus
Um vírus que está atacando pelo Skype, mas especificamente um Worm, está infectando milhares de computadores de usuários brasileiros desde maio. Ele foi descoberto pelo pessoal da Kaspersky e pelo pessoal da Eset, esse Worm é espalhado por uma mensagem comum que chega ao usuário pelo chat do Skype.

O conteúdo da mensagem pode variar, mas irá sempre tentar incentivar o usuário a ver uma suposta foto que seria de sua autoria. O pior de tudo é que a mensagem está em português, usa uma ID de usuário Skype verdadeira e usa emotions para parecer + inofensiva, o que faz o usuário acreditar que trata-se de uma mensagem verdadeira.
Imagem via Kaspersky Blog
Você pode notar nas imagens do artigo que todas as mensagens incentivam o usuário a clicar em um link encurtado para poder visualizar a foto, ao clicar no link encurtado o usuário é redirecionado para serviços gratuitos de hospedagem como o 4shared, o Hotfile e até mesmo sites legítimos que foram hackeados e passaram a hospedar o Worm.
Imagem via Kaspersky Blog
O que todos estes sites que o usuário é redirecionado ao clicar no link encurtado possuem em comum é o fato de pedirem para o usuário baixar um arquivo ZIP que contêm a praga digital que causará enormes dores de cabeça para quem baixá-la.
Imagem via Kaspersky Blog
Depois de baixado e instalado no computador de vítima o Worm solicita ao usuário permissão para usar o Skype. O nome do aplicativo que esse Worm usa para pedir permissão para usar o Skype será sempre aleatório e conterá letras e números.
Imagem via Kaspersky Blog
O que esse Worm faz com o computador da vítima após a infecção é preparar o computador para receber outros vírus que dão total acesso do computador da vítima ao criminoso. Através desse acesso o criminoso pode enviar SPAM, pode usar o computador infectado numa BOTNET e o pior de tudo podê capturar todos os dados bancários e dos cartões de crédito da vítima, causando para a vítima um enorme prejuízo financeiro.

Para se proteger dessa praga digital o usuário deve ser extremamente cauteloso ao clicar em links enviados por programas de mensagens instantâneas tipo Skype, só clique em um link caso conheça o usuário que mandou a mensagem e tenha certeza que aquele amigo mandou uma mensagem que coincide com o tipo de mensagem que ele normalmente mandaria.

É fundamental também que o usuário de internet tenha um programa Antivírus no seu computador e que ele esteja sempre atualizado com as últimas definições de vírus. Eu particularmente recomendo 3 programas Antivírus para os meus clientes, pois sou técnico em informática e trabalho com esse tipo de situação no meu dia a dia, os programas que recomendo são:

Os programas pagos fornecem a + completa proteção para o seu computador e são a melhor escolha possível, mas o usuário deverá estar disposto a pagar por isso, na minha opinião vale a pena e evita muitos possíveis problemas por causa dos vírus. Caso o usuário não tenha condições ou mesmo não queira pagar por um programa Antivírus eu recomendo fortemente o Avast! Free Antivirus que é totalmente gratuito e oferece na minha opinião a melhor proteção que um Antivírus gratuito podê oferecer, se for bem configurado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...