O seu guia sobre Tecnologia!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vírus é capaz de modificar boleto bancário online de bancos brasileiros

Vírus
Um vírus bancário brasileiro completamente novo é capaz de modificar o boleto bancário online de bancos brasileiros. O malware funciona detectando quando um boleto bancário online é visualizado no navegador da máquina infectada, a partir daí ele altera o código numérico do boleto e inutiliza o código de barras, forçando o pagamento via código numérico apenas.

Se for efetuado o pagamento via código numérico a conta que irá receber o pagamento é a conta do hacker, portanto fique muito atento na hora de pagar as contas via boleto bancário. Jamais pague pelo código numérico peça para o caixa usar o código de barras, caso o código de barras esteja corrompido e não possa ser lido existe uma grande chance de se tratar de golpe.

O pessoal do Linha Defensiva foi a equipe que descobriu o novo golpe, eles dão algumas dicas importantes para identificar o golpe, vamos a elas:

  • As linhas digitáveis dos boletos serão sempre parecidas
  • O código de barras terá um “buraco” branco e será inválido
  • O logo do banco não será sempre idêntico ao número do banco presente na linha digitável
Boleto Verdadeiro / Imagem via Linha Defensiva
Boleto Falsificado / Imagem via Linha Defensiva

A Linha Defensiva reforça que boletos de qualquer banco podem ser alterados pelo vírus e que o número da linha digitável muda conforme as contas bancárias que estiverem sob o controle dos responsáveis pelo golpe. Os exemplos acima são fornecidos para fins didáticos. Não tente identificar uma fraude pelo número da linha digitável alterada ou pelo banco emissor. No caso de dúvidas, entre em contato com a empresa cedente do boleto – não com o banco – e compare a linha digitável completa do boleto pago com o fornecido pela empresa. Caso seja confirmada a fraude, procure a polícia para realizar um boletim de ocorrência e entre em contato com o local de pagamento do boleto para verificar possíveis maneiras de revertê-lo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...