O seu guia sobre Tecnologia!

sexta-feira, 29 de março de 2013

OpenDNS resolve alguns dos seus problemas com internet banda larga

Banda Larga
Inúmeros usuários de serviços de internet banda larga às vezes ficam sem conexão com a internet por um espaço de tempo considerável. O problema geralmente se encontra nos servidores de DNS das operadoras que acabam ficando sobrecarregados, isso quer dizer que quem usa o serviço de DNS do OpenDNS resolve alguns dos seus problemas com a internet banda larga, pois não sofre com a falta de conexão ou lentidão provocada por uma eventual sobrecarga de DNS, uma vez que ao usar o OpenDNS é o próprio serviço que fornece esses servidores para você e não a operadora, mas o melhor de tudo é que ele NUNCA falha.

O serviço conta com uma das melhores infra-estruturas do mundo, o que significa dizer que a chance de você ficar sem conexão a internet por causa do OpenDNS é nula, diferentemente da chance de você ficar sem internet por causa dos servidores de DNS do seu provedor de banda larga, que não recebem o investimento necessário na sua infra-estrutura, como já ficou comprovado com os acontecimentos envolvendo a Telefônica em 2009.

Além de eliminar a chance de ficar sem conexão por causa de uma sobrecarga de DNS ao usar o OpenDNS você também consegue maiores velocidades na sua navegação pela internet, pois os servidores do OpenDNS fazem cache de todos os sites que os seus usuários visitam, melhorando assim a resposta a solicitação de novos pedidos de carregamento daquele site. Outras opções muito interessantes do serviço são:

  • Proteção contra sites fraudulentos/falsos: qualquer tentativa de acesso a sites que sejam identificados como tais, é automaticamente bloqueada, e uma mensagem de alerta é exibida. E para isto, o OpenDNS utiliza o PhishTank, uma das maiores e mais utilizadas bases de dados sobre phishing do mundo.
  • Bloqueio de domínios: através do painel de controle, você pode simplesmente bloquear o acesso a qualquer domínio que desejar. Muito útil a administradores de rede que querem bloquear o acesso a sites fraudulentos, com conteúdo inadequado, etc. A ferramenta inclusive apresenta um formulário de contato no momento do bloqueio, para que o usuário entre em contato, se desejar, com o administrador da rede.
  • Bloqueio de sites adultos: ferramenta similar ao Bloqueio de domínios, mas muito mais poderosa quando a necessidade é bloquear o acesso a sites com conteúdo impróprio, como sexo, por exemplo, pois conta com uma lista pré-definida de milhões de sites bloqueados.
  • Corretor ortográfico para erros ao digitar o endereço de um site: ferramenta muito útil para corrigir erros comuns quando se digita o endereço de um site. Totalmente configurável pelo usuário, você pode configurar, por exemplo, para que quando for digitado por engano "www.google.cmo", o usuário seja automaticamente levado ao endereço correto, "www.google.com" .
  • Atalhos: você pode definir atalhos para serem utilizados durante a navegação. Por exemplo, você pode configurar para que ao digitar "g", ou "go", por exemplo, na barra de endereços do navegador, você seja automaticamente levado ao site do Google.
  • Estatísticas: o sistema oferece um completo painel com estatísticas, como por exemplo "total de solicitações", "domínios mais visitados", "total de tentativas de acesso a domínios bloqueados", etc, sempre contendo informações completas, como data, hora, IP origem e destino, etc.
Resumindo, você só têm a ganhar utilizando o OpenDNS, você ganha na estabilidade, na velocidade e na segurança da sua conexão banda larga ao utilizar o OpenDNS ao invés do serviço de DNS da sua operadora de banda larga, o pessoal do Olhar Digital fez um excelente vídeo tutorial que ensina a utilizar o serviço, vamos a ele:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...